Projeto Comunidades Geração

É através do Projeto Comunidades Geração, uma iniciativa de caráter inovador e de empreendedorismo social, que a Orquestra Geração pretende combater o insucesso e abandono escolar e promover a integração social das crianças e dos jovens de Tondela e Castanheira de Pera e das suas comunidades. A iniciativa, congénere da Orquestra Geração, intervém junto de 62 crianças e jovens do 1º e 2º ciclos de escolaridade dos concelhos de Tondela e Castanheira de Pera.

O projeto de integração social é promovido pela Associação das Orquestras Sinfónicas e Juvenis Sistema Portugal e cofinanciada por Fundos Sociais Europeus, no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego 2020, pela Associação D. Pedro V, pelo Município de Castanheira de Pera e pelo Município de Tondela. O projeto teve início em abril de 2020 e terminará a dezembro de 2022. Espera-se que em 2023 o projeto continue de forma autónoma.

 O projeto oferece às crianças de Tondela e Castanheria de Pera, provenientes de contextos socioeconómicos vulneráveis e ou com menores rendimentos escolares, a oportunidade de acesso à educação musical. Além de promover a integração social, o projeto pretende fomentar o desenvolvimento individual e relacional destas crianças, de forma equilibrada e harmoniosa, através da conjugação de benefícios emocionais, intelectuais e de competências técnicas a nível musical, alargando as suas perspetivas de vida e promovendo uma maior mobilidade social.

Em Tondela, as crianças têm a oportunidade de aprender a tocar violino, viola d’arco e violoncelo. Já em Castanheira de Pera, aprendem a tocar violino, viola d’arco, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal e saxofone. As aulas são orientadas por um grupo de professores especializados e qualificados nos instrumentos lecionados, em ciências musicais, musicoterapia, expressões artísticas e psicologia. O processo de entrada dos alunos é apenas motivacional e não baseado em competências musicais prévias.

 

 

 

 

 

 

Leia o Relatório Intermédio de Impacto do projeto, realizado em 2021, aqui.