Notícia Livro "Tocando Vidas" comprova o poder transformador da arte da Orquestra Geração

Em 2007, a Orquestra Geração foi pioneira com a criação do primeiro projeto em Portugal na área da inclusão através da música.
No ano em que celebra o seu 15º aniversário, Paula Freire, docente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), publica o livro “Tocando Vidas: Inclusão social através da prática musical na Orquestra Geração Sistema Portugal”, que traça o percurso do projeto e a forma como, através do ensino e da prática musical em orquestra, tem vindo a contribuir para a inclusão social, nas suas múltiplas dimensões, de crianças e jovens oriundos de meios socioeconómicos desfavorecidos.
A obra, que resulta de uma tese de mestrado em Estética e Estudos Artísticos na NOVA FCSH, explora a educação pela arte e o contributo da música para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes na Orquestra Geração. Para a autora, é “nitidamente observável que, através da música, da partilha das emoções produzidas e de novas descobertas dos sentidos, se atinge uma grande coesão, um enorme sentimento de pertença”, adiantando ainda que a Orquestra Geração tem influências positivas a nível individual, emocional e coletivo, que permitem aos alunos romper o ciclo de insucesso a que muitas vezes estão associados.
A cerimónia de lançamento, que se realizou no dia 28 de fevereiro de 2023, na Sala de Extrações da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, contou com a presença do Ministro da Educação João Costa e com uma atuação do núcleo orquestral da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.