Notícia Há três anos que a música traz sorrisos a Tondela e Castanheira de Pera

Foi em abril de 2020 que a Orquestra Geração abraçou um novo desafio ao lançar o projeto Comunidades Geração | Música e Integração Social nas localidades de Tondela e Castanheira de Pera.
Com o objetivo de combater o insucesso e abandono escolar, mas também de promover a integração social das crianças e jovens, o projeto abrange um total de 60 crianças que, desde setembro de 2020, têm aulas de violino, viola d'arco, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarinete e saxofone, bem como de naipe, orquestra, formação musical e expressão dramática.
Segundo Cândido Fernandes, gestor e coordenador pedagógico do projeto, “a ideia do projeto Comunidades Geração | Música e Integração Social, congénere do projeto Orquestra Geração, surgiu da necessidade de se desenvolver uma educação pela música, através da prática instrumental, nas regiões fustigadas pelos incêndios de 2017”.
O trabalho artístico vai além dos concertos
Em pouco mais de dois anos, as crianças do projeto Comunidades Geração realizaram concertos em Castanheira de Pera, Coimbra, Tondela, Vila Real e Viseu. “Em fevereiro de 2022, partilharam o palco com a Orquestra Clássica do Centro, com quem desenvolveram um espetáculo inédito. A criação artística também faz parte do trabalho desenvolvido. Como resultado, foram apresentados diversos espetáculos temáticos criados pelas crianças, sob a orientação da professora de expressão dramática. O último, pela altura do Natal, foi uma interpretação de "O Quebra-Nozes" de Theodor Hoffmann”, afirma o coordenador do projeto.
Como reagiram as comunidades ao projeto?
Ao longo deste percurso, a paixão das crianças pelo seu instrumento musical e pela música foi crescendo, o que permitiu o aumento progressivo do seu sucesso escolar em toda a sua amplitude.
Em relação às comunidades, através da avaliação de acompanhamento aos Pais, Encarregados de Educação, família alargada e comunidade, observou-se uma “enorme satisfação” e um “reconhecimento de que a participação das crianças no projeto é indispensável”, reitera Cândido Fernandes.
O projeto Comunidades Geração é uma iniciativa da Associação das Orquestra Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal (AOSJSP) financiada pelos Fundos Sociais Europeus no âmbito do POISE. É, também, cofinanciada pela Associação D. Pedro V, o Município de Castanheira de Pera e o Município de Tondela, com o apoio da Casa do Povo de Tondela. Desde o início que o projeto contou com um grupo de professores altamente qualificados, tais como Ana Pires e Romana Costa (violino), Luís Peres (viola d'arco), Diogo Martins e Rodrigo Jerónimo (violoncelo), Miguel Calhaz (contrabaixo), Beatriz Jorge (flauta transversal), Ana Nunes e João Craveiro (clarinete e saxofone), Ana Pires e Inês Coelho (naipe e orquestra) e Vânia Couto (expressão dramática).