Notícia Evanilda Veiga, antiga aluna da Orquestra Geração, volta a integrar a Orquestra Jovem Gustav Mahler Jugendorchestrer

10.05.2023

A jovem contrabaixista, que se encontra a frequentar o Mestrado em Performance na Codarts University of the Arts, em Roterdão, foi, pela segunda vez consecutiva, selecionada para integrar a prestigiada Orquestra Jovem Gustav Mahler Jugendorchestrer, de Viena, Áustria. A jovem vai participar na digressão da Tour de Primavera 2023, que irá passar por países como Itália, Áustria e Alemanha.

Evanilda Veiga foi ainda apurada para participar no 72º ARD International Music Competition 2023, um concurso internacional de renome de música clássica, em Munique, após uma pré-selecção que envolveu candidatos de várias partes do mundo. O convite de participação por parte da organização é, em si mesmo, um reconhecimento de que os jovens músicos selecionados estão prontos para iniciar uma carreira internacional. Entre os premiados deste prestigiado concurso, promovido pela Rádio da Baviera, encontram-se músicos como Jessye Norman, Natalia Gutman, Christoph Eschenbach, Mitsuko Uchida e Thomas Quasthoff.

Em outubro de 2022, a jovem foi convocada pela Orquestra XXI, um projeto que reúne músicos portugueses residentes no estrangeiro, para atuar em dois espetáculos da ópera “Pélleas et Mélisande”, sob a direção de Dinis Sousa, que tiveram lugar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Evanilda Veiga recebeu ainda, em agosto do ano passado, a terceira classificação nas provas finais de contrabaixo da 35ª edição do Prémio Jovens Músicos 2022, um concurso promovido pela Antena 2/RTP, destinado a músicos portugueses e a músicos estrangeiros residentes em Portugal, para promover novos talentos na área da música erudita.