Notícia Entrevista a Sandra Martins, Vice-Presidente da Orquestra Geração

10.05.2023
Em outubro de 2022, a Orquestra Geração assumiu um novo rumo com uma nova direção. Em entrevista, a Vice-Presidente da Orquestra Geração, Sandra Martins, cargo que acumula ao de professora, fala-nos sobre o processo de integração no projeto, que aconteceu em 2007, e enumera os objetivos da nova direção.
- Está no projeto há 15 anos. Como começou o seu percurso na Orquestra Geração?
No ano de 2007, em conjunto com outros colegas, fui convidada a realizar uma formação de preparação de professores para o primeiro núcleo da Orquestra Geração com um professor do El Sistema, José Saglimbeni, mais conhecido por Pepe. Em novembro desse mesmo ano começou o núcleo da Miguel Torga e não hesitei em integrar o projeto.
Começámos com pouca experiência, mas com muita vontade de crescer e aprender em equipa. E cá estamos, passados 15 anos, com um grande grupo de professores e mais de 1000 alunos.
- Depois de tantos anos como professora, cargo que ainda exerce, aceitou integrar a direção da Orquestra Geração. O que a levou a tomar esta decisão?
Não foi uma decisão fácil, mas o que me fez aceitar foi a confiança que a Helena Lima e o António Wagner depositaram em mim. Está a ser um grande desafio, pois estou a realizar tarefas que nada têm a ver com a profissão de professor, mas ao mesmo tempo sinto que estou a aprender imenso.
Para que este projeto continue, alguém tem de “remar o barco” (sorrisos).
- Quais são os objetivos da nova direção da Orquestra Geração?
Na verdade, queremos continuar o que já foi construído. Desejamos continuar a proporcionar às nossas crianças e jovens a oportunidade de estudar música, de crescerem em conjunto como melhores pessoas, e mais ricas culturalmente, mais preparadas para o futuro.
Queremos que sintam que pertencem a uma comunidade onde todos fazem falta, cada um com o seu papel. Queremos proporcionar novas experiências, como pisar os palcos mais importantes do país, realizar viagens ao estrangeiro e oferecer a oportunidade de partilhar o palco com músicos importantes nacionais e estrangeiros, orientando, sempre, estes jovens para que encontrem um caminho para seguirem profissionalmente, seja na música ou fora dela.