Notícia Entrevista a Carla Tavares, Presidente da Câmara Municipal da Amadora

A Amadora foi o berço da Orquestra Geração. Enquanto Presidente da sua Câmara, qual é o impacto que o projeto tem no seu município?
Foi na Amadora que a Orquestra Geração deu os primeiros passos, em 2007, assumindo-se como um projeto pioneiro em Portugal e, nos dias de hoje, disseminado por todo o país. Desde então, crescemos todos com a singularidade e visão desta boa prática, que se assumiu como projeto de excelência na comunidade escolar.
Se, por um lado, a integração das nossas crianças e jovens no projeto permitiu combater o abandono e insucesso escolar, por outro, criou-se na comunidade um sentimento de pertença através do orgulho que sentem quando acompanham as suas crianças nos concertos.
O crescente número de alunos que passaram a integrar a Orquestra, o registo de mudanças significativas ao nível do seu comportamento e melhorias ao nível dos resultados escolares associados ao crescente interesse e visível acompanhamento demonstrado pelas famílias, comprovam o sucesso deste projeto.
Num município onde coabitam mais de 100 nacionalidades diferentes, o objetivo de garantir igualdade de oportunidades para todos assume-se como fator decisivo deste projeto onde a música, sem dúvida, transforma vidas.
De que forma a Câmara Municipal da Amadora contribui para a sustentabilidade da Orquestra Geração?
Desde a primeira hora que o Município da Amadora tem sido um parceiro ativo na sustentabilidade e desenvolvimento da Orquestra Geração através da aquisição de serviços para funcionamento dos 3 núcleos à Associação das Orquestras Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal (AOSJSP). Para além disso, a Autarquia também investe na aquisição de instrumentos, transporte dos alunos, entre outros apoios.
Como gostaria de ver a Orquestra Geração no futuro, no seu município?
O nosso município conta atualmente com três núcleos da Orquestra Geração (agrupamento de escolas Miguel Torga, Almeida Garrett e da Damaia), num total de cerca de 300 crianças e jovens. Este é, para nós, um projeto de excelência do nosso programa educativo, que sempre ocupou o lugar cimeiro nas prioridades das políticas municipais. A educação é uma missão que deve ser de todos, pelo que é fundamental envolver toda a comunidade.
A Orquestra Geração sempre foi, é, e deve continuar a ser, um parceiro fundamental na elevação da excelência na escola. Porque é na escola que devemos dar espaço aos sonhos das nossas crianças e jovens. Que este projeto possa continuar a crescer na cidade onde nasceu, envolvendo cada vez mais alunos, elevando a autoestima e o orgulho de toda a comunidade.