Notícia Entrámos na fase final do B-Me: Blending Melodies, Bridging Cultural Identities

Junho 2024

Terminado o processo criativo com os compositores locais e músicos de origem refugiada ou migrante, e apresentadas ao público as composições originais que representam a diversidade cultural existente nos países europeus, o projeto B-Me entrou na sua fase final, com a realização de seminários para enriquecer o conhecimento dos próximos compositores e músicos.

Em Portugal, o seminário foi realizado no dia 29 de abril, entre as 18h às 20h30 na Escola Superior de Música de Lisboa, tendo contado com a presença dos compositores que integraram o projeto – Ana Seara, Mário Laginha, Carlos Garcia, Marta Domingues e Anne Victorino d’ Almeida (neste caso online) e os músicos Carolina Figueiredo e Edvânia Moreno. O seminário foi aberto a todos os estudantes de música e jovens compositores, tal como aconteceu no Chipre e na Grécia.

Os seminários tiveram como objetivos inspirar os próximos músicos e compositores para novos métodos de composição, tendo os compositores e músicos presentes partilhado o processo de co-criação musical, apresentar um campo extremamente interessante de colaboração entre orquestras de jovens e jovens compositores e, muito especialmente, reforçar o papel da música como ferramenta para integração social, equidade e coesão.

Para assistir ao documentário realizado por ocasião do concerto em Portugal, a 23 de julho de 2023 no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, onde foram estreadas nove das quinze obras compostas para o projecto B-Me, pode clicar aqui.