Notícia Conheça Marian Yanchyk e Carlos Garcia, a primeira dupla do B-Me!

Nas próximas semanas vamos dar-lhe a conhecer quem são os músicos portugueses por detrás do projeto B-Me! Hoje, damos a conhecer Marian Yanchyk e Carlos Garcia.
Marian Yanchyk é violinista ucraniano, que aceitou participar neste projeto para mostrar que “a música permite trazer união entre todas as nações do mundo”. Marian chegou a Portugal em 2005, mas foi em 2010 que começou a sua carreira profissional e, hoje, colabora com vários grupos musicais de estilos mais diversos, como Sam The Kid, Hot Club Internacional, Diego El Gavi e Orquestra TODOS.
Carlos Garcia é pianista e compositor português e, até hoje, tem sido um membro ativo na escrita de arranjos e composições originais para a Orquestra Geração. Com este projeto, o músico espera que “o trabalho a ser desenvolvido possa ser abraçado da melhor forma pelos músicos que irão tocar este novo repertório e que essa energia ecoe junto das comunidades que escutarem estas músicas, fruto destas partilhas”.
O projeto B-Me é cofinanciado pela União Europeia e associa compositores locais a músicos refugiados ou migrantes para cocriar composições musicais originais que fazem a ponte entre as diferentes identidades culturais.
Leia abaixo os testemunhos dos músicos e descubra o que esperam deste projeto!
Marian Yanchyk
“Associei-me ao projeto B-Me: Blending Melodies através do convite da Helena Lima. A principal razão por ter aceitado a proposta foi o facto de poder trabalhar com a Orquestra Geração, que é um projeto que tenho vindo a acompanhar durante os últimos anos, mas também pelo facto de poder trazer melodias, influências e cultura do meu país de origem para a Orquestra em Portugal e também no estrangeiro. A colaboração com os músicos de vários países do mundo é importantíssima neste momento e penso que é uma oportunidade para demonstrar, mais uma vez, a igualdade que existe entre todas as nações do mundo e a união que é possível fazer através da música.
Espero com este projeto acordar um interesse pela cultura musical ucraniana e demonstrar que, apesar de todas as dificuldades existentes no mundo, a música é uma ferramenta poderosa de união de várias nacionalidades”.
Biografia:
Marian Yanchyk (Ucrânia) nasceu numa família de artistas em Lviv, Ucrânia. Desde os 6 anos de idade começou a aprender violino e piano. Em 2005, chega a Portugal onde estudou em Conservatórios de Seia, Bragança e Faro. Em 2010, chega a Lisboa e começa a sua carreira profissional que, até aos dias de hoje, conta com colaborações com vários grupos musicais de estilos mais diversos.
Neste momento é membro de vários grupos musicais, tais como a “Manouchka”, “Orquestra TODOS”, “Mariachi Sol de Lisboa”, “4 moinhos”, “Dolu”, “Hot Club Internacional”, “La miséria deluxe”. Colabora com variadíssimos artistas e grupos, assim como Diego El Gavi, Sam The Kid, Robin Nolan, Wawau Adler, Rúben Costa, “Espirito Nativo”, entre outros.
Convidado de honra no Festival de Jazz Manouche de Piracicaba (Brasil), In the Palace (Bulgária), March Manouche (País de Gales), Avante (Portugal), é hoje uma das principais figuras no Gypsy Jazz e música tradicional do leste de Europa no nosso país.
Carlos Garcia
“Desde o início do nascimento da Orquestra Geração, até hoje, tenho sido um membro ativo na escrita de arranjos e composições originais para este nobre projeto. É, para mim, um enorme prazer poder constatar que o repertório produzido para um contexto específico, se tiver determinadas características em conta, pode de facto cativar e mover as pessoas que o tocam, sobretudo se sentem uma ligação natural às melodias, ritmos e/ou energia proposta. Sendo o B-Me: Blending Melodies um projeto que também tem vários objetivos dentro deste pensamento, para mim, fez todo o sentido corresponder à proposta.
Vai ser um gosto poder trabalhar com o Marian (violinista), e poder colocar em diálogo as nossas identidades.
Espero sinceramente que o trabalho que vá ser desenvolvido possa ser abraçado da melhor forma pelos músicos que irão tocar este novo repertório e que essa energia ecoe junto das comunidades que escutarem estas músicas, fruto destas partilhas.”
Biografia:
Professor, pianista e compositor. Natural de Torres Vedras, estudou em escolas de referência com professores/músicos nacionais e internacionais (destaque para Eurico Carrapatoso, Rui Paiva e João Paulo Esteves da Silva), em particular na Escola de Música do Conservatório Nacional e na Escola Superior de Música de Lisboa, licenciando-se em Formação Musical (2005) e Jazz (Piano), em 2014.
Deu aulas na Escola de Música do Conservatório Nacional durante 9 anos, desde 2008, trabalha na Escola Superior de Música de Lisboa lecionando na licenciatura em Direção Coral-Formação Musical e na licenciatura em Música na Comunidade. Estende a sua atividade pedagógica através da criação de canções para crianças, colaborando também em programas de promoção e divulgação cultural.
Participa ativamente como pianista em diferentes projetos tendo colaborado com vários cantores/músicos (Carlos do Carmo, Luís Represas, Ricardo Ribeiro, Rão Kyao, Jorge Palma, Ana Moura, Mafalda Arnauth, Cuca Roseta, Vitorino, Janita Salomé, Paulo Flores, Marito Marques, Cícero Lee, Gonçalo Sousa, entre outros), coros, formações de jazz, world music, big bands.
Desenvolve uma intensa atividade enquanto compositor e arranjador, tendo escrito na última década inúmeras obras originais de música erudita e arranjos para ensembles de várias formações e ainda música para teatro musical (Orquestra Geração, Sinfonietta de Lisboa, Coro Ricercare, Camerata Atlântica, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Academia de Música de Santa Cecília, Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Academia Inatel).