Notícia Conheça Anne Victorino d'Almeida e Edison Otero, a quarta dupla do B-Me!

Vivemos tempos inquietantes e nunca será demais reforçar que as diferentes culturas podem e devem conviver em harmonia”, diz Anne Victorino d’Almeida, uma das compositoras portuguesas a integrar o projeto B-Me.

A compositora, violinista e professora, que partilha o desafio com o músico Edison Otero, de origem colombiana, não duvidou que fosse nascer algo profundamente inspirador do cruzamento de ambas as culturas.

Edison Otero, trompetista colombiano, viu uma oportunidade para partilhar os seus conhecimentos num ambiente musical tão rico e global como o projeto B-Me. O músico espera, acima que tudo, que o público se identifique com o que irá receber do seu país.

Mal podemos esperar para ouvir estas composições! Leia aqui os testemunhos dos músicos.

 

Anne Victorino d’Almeida

“Os grandes eixos deste projeto sensibilizam-me a nível artístico e humano. Como se sabe, a música - essa linguagem universal - traz benefícios extraordinários, desperta sentimentos, estimula a imaginação, marca momentos que se tornarão lembranças e, sobretudo, cria laços. Recebendo o generoso convite por parte da Orquestra Geração para compor inspirada na cultura portuguesa e colombiana, tocada pelas palavras do Edison Otero que partilhou comigo o seu país, as suas tradições e pormenores tão bonitos e comoventes, não duvidei que desse cruzamento nasceria algo profundamente inspirador.

Desejo que os jovens músicos, de variadas origens, sintam que a música é o reflexo da vida. Vivemos tempos inquietantes e nunca será demais reforçar que as diferentes culturas podem e devem conviver em harmonia. A diversidade e as características de diferentes tradições e costumes inspiram e fortalecem, representando uma importante riqueza espiritual”.

 

Edison Otero

Associe-me ao projeto B-me: Blending Melodies graças ao convite que me foi feito pela Orquestra Geração, projeto pelo qual tenho uma profunda admiração e empatia. Ao partilhar os meus conhecimentos acerca da música colombiana há uma oportunidade interessante para que eles sejam utilizados num ambiente musical tão rico e global como o projeto B-Me, mas também para me projetar a nível pessoal.

Espero que, com os meus conhecimentos, a Anne Victorino d’Almeida possa ter mais motivos de inspiração para a obra e que os interpretes e o público se identifiquem com o que estão a “receber” do meu país.

 

 

Biografia Anne Victorino d'Almeida:

Anne Victorino d’Almeida é uma compositora, violinista e professora nascida em França em 1978. Leciona, desde 2004, na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, onde exerceu o cargo de Diretora Adjunta, entre 2017 e 2019. Foi membro fundador do Quarteto Lopes-Graça e Quarteto Camões e é a violinista do Rumos Ensemble, com quem atuou em 19 países de quatro continentes. Como autora, a sua obra abrange um repertório camerístico e sinfónico, incluindo bandas sonoras, música para televisão e teatro. Foi compositora residente da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e do Festival Gravíssimo!. Lançou em 2019 o CD duplo "A Sombra dos Sentidos” com obras de câmara de sua autoria, recebendo o prémio Harvey Philips Awards em Iowa (EUA) pela obra Contos&Improvisos, e, em 2022, lançou o disco Trilogia com obras concertantes.

Em 2020 orquestrou o genérico do Telejornal da RTP e compôs os separadores da RTP2, ambos no ar na atualidade. Em fevereiro de 2022 foi estreado na Philharmonie de Paris o seu Concerto para Piano e Orquestra op.78, no âmbito da pré-abertura da Temporada Cruzada Portugal-França, e a abertura sinfónica Nazaré, no Théâtre das Champs-Elysées com a Orquestra Filarmónica Portuguesa. Em julho 2022, presidiu o júri do concurso de composição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim e integrou, em novembro do mesmo ano, o júri do Concurso de Composição de Leiria Cidade Criativa. Em 2023, integrará o júri do conceituado concurso de composição norte americano Composition Competition for the 2023 ITEC.  Exerceu de 2019 a 2022 o cargo de Vogal do Conselho de Administração do OPART, E.P.E.

 

Biografia de Edison Otero:

Edison A. Otero Forero é um músico colombiano. Iniciou o seu contacto com a música em criança, na sua aldeia San Vicente de Chucurí. Ensaiava, em frente da sua casa, música popular Vallenata, ao ver e ouvir os ensaios de músicos profissionais. Um dia, um dos músicos deixou-o entrar no ensaio e tocar "Caja Vallenata". Foi a partir desse dia que se apaixonou ainda mais pela música.  Estudou Música Clássica (Trompete) na Universidade Andrés Bello (UNAB) e Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa. Durante todo o seu percurso musical tem sido influenciado pelos mais diversos estilos musicais, sendo a "World Music" com o qual mais se identifica.

Atualmente, reside em Portugal onde faz parte de diversos projetos, como a Orquestra Todos, o grupo Espiritu Nativo, entre outros.

 

O projeto B-Me é cofinanciado pela União Europeia e associa compositores locais a músicos refugiados ou migrantes para cocriar composições musicais originais que fazem a ponte entre as diferentes identidades culturais.