Notícia Conheça Ana Seara e Carolina Figueiredo, a quinta dupla do B-Me!

07.07.2023

Ana Seara e Carolina Figueiredo são a quinta dupla a representar Portugal no projeto B-Me. Em colaboração com a meio-soprano portogoesa, como Carolina se define, a compositora Ana Seara criou uma composição original que une as identidades culturais para realçar o valor da diversidade cultural.

“O cruzamento de culturas e tradições são fundamentais para um melhor entendimento do mundo. E a música e as artes em geral são o veículo”, diz a compositora, que tem “as melhores expectativas para este projeto”.

Já Carolina Figueiredo espera que este trabalho “divulgue o rico manancial das sonoridades tão especiais da música de Goa, cuja raiz bebe das influências harmónicas e polifónicas da música portuguesa”.

Em breve será possível ouvir estas composições em concerto.

O projeto B-Me é cofinanciado pela União Europeia e associa compositores locais a músicos refugiados ou migrantes para cocriar composições musicais originais que fazem a ponte entre as diferentes identidades culturais, , sendo implementado pelo Sistema Chipre, El Sistema Grécia e a Associação das Orquestras Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal.

 

Ana Seara

“Recebi o convite da Direção da Orquestra Geração, projeto que muito admiro. Não podia dizer que não. Por outro lado, os princípios e os objetivos do projeto B-Me dizem-me muito. O cruzamento de culturas e tradições são fundamentais para um melhor entendimento do mundo. E a música e as artes em geral são o veículo, julgo. Depois, a oportunidade de escrever para jovens músicos e em colaboração com um outro artista foram os ingredientes certos, o tempero exato para embarcar nesta aventura.

As minhas expectativas para este projeto são as melhores. Espero que os jovens músicos portugueses, cipriotas e gregos que estão envolvidos no projeto se divirtam muito a fazer esta música nova, mas com tradições tão antigas, e que todas estas novas composições se disseminem por mais países e que mais jovens, através da música, como já referi, entendam melhor este mundo onde vivemos. As diferenças podem aproximar-nos ao invés de nos afastar. A música faz-nos melhores. Que seja através dela que possamos viver em maior harmonia”.

Biografia:

Nascida em Coimbra, Ana Seara é uma das mais proeminentes compositoras portuguesas da atualidade. Vencedora do 1º e 2º Prémio no Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, nomeada para o 1º Prémio para Jovens Compositores do Festival Verbier 2013, foi também ‘Jovem compositora residente’ na Casa da Música - 2014.

É fundadora e Diretora Artística do Capdeville Ensemble e Professora na Escola Superior de Música de Lisboa. Tem obras estreadas pela Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Casa da Música, Remix Ensemble, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Teatro Nacional de S. Carlos, Queen Elisabeth Music Chapel, Fundación Albéniz, Grand Theâtre de la Ville de Luxembourg, Theaterakademie August Everding, Festival d’Aix-en-Provence, entre outros.

Tem um especial interesse na co-criação de música para crianças e jovens músicos.

 

Carolina Figueiredo

“A Ana Seara, com quem já trabalhei no passado, contactou-me no sentido de a introduzir no mundo das sonoridades da música de Goa. Foi com imenso prazer que a recebi em minha casa para lhe falar sobre os estilos típicos, que incluem os mandós lentos e as sequências de dulpodas rápidas, os deknis das bailarinas, as canções de embalar cantadas pelas aiás, fazendo-a ouvir e ver gravações e vídeos de música e danças goesas, com as suas cores e timbres muito próprios.

Fico muito feliz com esta oportunidade para dar a conhecer um pouco da música da terra dos meus pais, que aprendi por via da tradição oral a cantar desde pequena com toda a minha família. Estou muito curiosa para ver como a Ana Seara explorou o material que lhe transmiti e espero que, com a apresentação do trabalho por parte da Orquestra Geração, se divulgue o rico manancial das sonoridades tão especiais da música de Goa, cuja raiz bebe das influências harmónicas e polifónicas da música portuguesa”.

Biografia:

De origem goesa, Carolina Figueiredo cantou desde tenra idade integrada na pequena orquestra familiar formada em conjunto com os seus pais e quatro irmãos. Formou-se em Direito e especializou-se em tradução jurídica, tendo em simultâneo estudado canto e prosseguindo hoje uma carreira a solo, colaborando em concerto com grandes coros e orquestras nacionais. Apresenta-se regularmente em recital de música barroca e romântica, tendo igualmente estreado e gravado obras de música contemporânea. O seu amor pelas suas raízes goesas levou-a, em conjunto com Verónica Milagres da Silva e o pianista Carlos Garcia, a fundar o Ensemble Portugoesas, que desenvolve um trabalho de pesquisa e de divulgação da música tradicional de Goa, tendo lançado o disco "Herança".